O projeto

O QUE É:

O Projeto Água Viva (PROAV), iniciado em 2003, reúne estudantes universitários e profissionais de diversas denominações evangélicas e tem como propósito realizar missão integral no nordeste brasileiro. Entende-se por missão integral aquela que visa alcançar o homem de forma integral: espiritual e materialmente. Ou seja, busca-se melhores condições de vida e inclusão social ao mesmo tempo em que a mensagem da salvação em Jesus Cristo é anunciada de forma criativa e contextualizada.

O PROJETO BUSCA FORNECER DOIS TIPOS BÁSICOS DE AUXÍLIO:

  • Ajuda espiritual
    • Atividades evangelísticas (teatros, pregações, atividades diárias com as crianças, projeção do filme Jesus, visitação nas casas), treinamentos com a liderança das igrejas locais, etc.
  • Ajuda material
    • Cursos (aleitamento materno, cuidados com o bebê, higiene pessoal, animais peçonhentos, cuidados com a água e com os alimentos, educação infantil, cuidados com a mídia, sexualidade, hipertensão arterial)
    • Treinamentos profissionais (caixa d’água de baixo custo/ferro-cimento, compostagem)
    • Cortes de cabelo
    • Medição de pressão arterial
    • Doação de alimentos não perecíveis, materiais de higiene, brinquedos, roupas, livros.

COMO TUDO COMEÇOU:

O PROAV foi criado pelos missionário João Tinoco Pereira (professor titular da Universidade Federal de Viçosa) e sua esposa, também missionária, Elíbia Tinoco, sendo que ambos são formados pelo CEM.

As Viagens do PROAV são realizadas normalmente no mês de janeiro, após um longo periodo de aula para os estudantes. São em média vinte e cinco estudantes dos mais diversos cursos universitários: direito, nutrição, agronomia, engenharia civil, engenharia florestal, zootecnia, geografia, comunicação social, ciência da coputação, bioquímica, história, arquitetura, gestão de cooperativas, ciências biológicas, química, etc.

A duração média dos trabalhos é de 25 dias, somando-se o periodo de Viagem.
O nosso alvo segue os seguintes critérios: o sertão nordestino, lugares materialmente carentes e menos alcançados pelo evangelho.

Segue abaixo uma lista com algumas das nossas principais atividades:

» Espirituais:

»» Evangelismo:

» Crianças: teatro, fantoche, brincadeira, escola bíblica de férias, visitações em casas;

» Adultos: teatro, pregações em praças e igrejas, visitações em casa, pregação porta-a-porta; distribuição de bíblias, revistas e folhetos;

»»» Projeção do filme “Jesus”;

»»»» Revitalização material e espiritual para as igrejas da região: cultos de encorajamento, treinamento de discipuladores, doações de revistas e livros evangélicos, doações em dinheiro;

»»» Plantação de igrejas;

» Materiais:

»»»» Palestras: aleitamento materno, cuidados com o bebê, higiene pessoal, cuidados com a água e com o alimento, recietas caseiras nutritivas de baixo custo, hipertensão arterial, animais peçonhetos, sexualidade, alcoolismo e drogas, mídia & manipulação;

»»»» Treinamentos profissionais: construção de banheiros, construção de caixas d’água de baixo custo com tecnologia de ferro cimento, compostagem, tinta de argila, irrigação, apicultura;

»»»» Doaçoes: alimentos não perecíveis, roupas,calçados, materiais de higiene, brinquedos;

Para que tudo isso aconteça é necessário muito preparo e muito trabalho.
Para treinamentos sobre evangelismo contamos com auxílio do Centro Evangélico de Missões e com as igrejas locais. A editora Ultimato participa juntamente com o CEM e as igrejas locais na cobertura em oração, além de contribuir com revistas e livros à serem distribuídos no campo.

O PROAV só existe mediante a graça de Deus e dos apoiadores que Ele levantou. Devido ao incondicional apoio do PRÓ-NORDESTE (AICEB – Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil), do Centro Evangélico de Missões, da Editora Ultimato, do Projeto Filme Jesus, da Missão Suíça, do PRÓ-Sertão, da Igreja Presbiteriana Aliança (Campinas – SP) e da Igreja Presbiteriana do Cariru (Ipatinga – MG); temos desenvolvido, com muito êxito e alegria, este projeto de missão integral no sertão.

Contudo, transportar, hospedar e alimentar os missionários estudantes, mais as despesas materiais necessárias para a realização dos trabalhos, obtem-se um custo muito elevado. Sendo assim o PROAV vive de doações.

Para ajudar o PROAV você pode:
– Orar e contribuir materialmente (dinheiro e/ou itens) ;

2 ideias sobre “O projeto

  1. Boa Noite,
    A paz do Senhor!
    Gostaria de saber como faço pra me inscrever no projeto Aguas Vivas, quero ir ao nordeste evangelizar a palavra de Deus.

    • olá adriano, tudo bem? o PROAV conta com irmãos firmes com Jesus e atuantes na obra dEle e que estejam envolvidos em uma igreja evangélica. O projeto acontece uma vez por ano no mês de janeiro. vamos manter contato para 2017? fale-nos mais sobre você! grande abraço!
      fique com Deus!
      tiago (coordenação PROAV)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *