Pular para o conteúdo

O projeto

O Projeto Água Viva (PROAV), iniciado em 2003, reúne estudantes universitários e profissionais de diversas denominações evangélicas e tem como propósito realizar missão integral no nordeste brasileiro. Entende-se por missão integral aquela que visa alcançar o homem de forma integral: espiritual e materialmente. Ou seja, busca-se melhores condições de vida e inclusão social ao mesmo tempo em que a mensagem da salvação em Jesus Cristo é anunciada de forma criativa e contextualizada.

O PROJETO BUSCA FORNECER DOIS TIPOS BÁSICOS DE AUXÍLIO:

  • Ajuda espiritual
    • Atividades evangelísticas (teatros, pregações, atividades diárias com as crianças, projeção do filme Jesus, visitação nas casas), treinamentos com a liderança das igrejas locais, etc.
  • Ajuda material
    • Cursos (aleitamento materno, cuidados com o bebê, higiene pessoal, animais peçonhentos, cuidados com a água e com os alimentos, educação infantil, cuidados com a mídia, sexualidade, hipertensão arterial)
    • Treinamentos profissionais (caixa d’água de baixo custo/ferro-cimento, compostagem)
    • Cortes de cabelo
    • Medição de pressão arterial
    • Doação de alimentos não perecíveis, materiais de higiene, brinquedos, roupas, livros.

COMO TUDO COMEÇOU:

O PROAV foi criado pelos missionários João Tinoco Pereira (professor titular da Universidade Federal de Viçosa e pastor titular da Igreja Presbiteriana Aliança Eterna em Belo Horizonte / MG) e sua esposa Elíbia Tinoco, ambos formados pelo CEM (Centro Evangélico de Missões). Desde 2016 a coordenação das viagens tem contado com o auxílio do casal Tiago e Edna Vianna (Igreja Presbiteriana Aliança - Campinas / SP).  As Viagens do PROAV são realizadas normalmente no mês de janeiro. São em média vinte pessoas na equipe atuando nas frentes de: direito, nutrição, agronomia, engenharia civil, engenharia florestal, zootecnia, geografia, comunicação social, ciência da computação, bioquímica, história, arquitetura, gestão de cooperativas, ciências biológicas, química, etc.

A duração média dos trabalhos é de 15 dias. O alvo segue os seguintes critérios: o sertão nordestino, lugares materialmente carentes e menos alcançados pelo Evangelho.

Segue abaixo uma lista com algumas das nossas principais atividades:

» Espirituais:

»» Evangelismo:

» Crianças: teatro, fantoche, brincadeiras, escola bíblica de férias;

» Adultos: teatro, pregações em praças e igrejas, visitações em casa, pregação porta-a-porta; distribuição de Bíblias, revistas e folhetos;

»»» Projeção do filme "Jesus";

»»»» Revitalização material e espiritual para as igrejas da região: cultos de encorajamento, treinamento de discipuladores, doações de revistas e livros evangélicos, doações em dinheiro;

»»» Plantação de igrejas;

» Materiais:

»»»» Palestras: aleitamento materno, cuidados com o bebê, higiene pessoal, cuidados com a água e com o alimento, recietas caseiras nutritivas de baixo custo, hipertensão arterial, animais peçonhetos, sexualidade, alcoolismo e drogas, mídia & manipulação;

»»»» Treinamentos profissionais: construção de banheiros, construção de caixas d’água de baixo custo com tecnologia de ferro cimento, compostagem, tinta de argila, irrigação, apicultura;

»»»» Doações: alimentos não perecíveis, roupas,calçados, materiais de higiene, brinquedos;

Para que tudo isso aconteça é necessário muito preparo e muito trabalho.
Para treinamentos sobre evangelismo contamos com auxílio do Centro Evangélico de Missões e com as igrejas locais. A editora Ultimato participa juntamente com o CEM e as igrejas locais na cobertura em oração, além de contribuir com revistas e livros à serem distribuídos no campo.

O PROAV só existe mediante a graça de Deus e dos apoiadores que Ele levantou. Devido ao incondicional apoio do PRÓ-NORDESTE (AICEB – Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil), do Centro Evangélico de Missões, da Editora Ultimato, do Projeto Filme Jesus, da Missão Suíça, do PRÓ-Sertão, da Igreja Presbiteriana Aliança (Campinas – SP) e da Igreja Presbiteriana do Cariru (Ipatinga – MG); temos desenvolvido, com muito êxito e alegria, este projeto de missão integral no sertão.

Contudo, transportar, hospedar e alimentar os missionários estudantes, mais as despesas materiais necessárias para a realização dos trabalhos, obtem-se um custo muito elevado. Sendo assim o PROAV vive de doações.

Para ajudar o PROAV você pode:
Orar e contribuir materialmente (dinheiro e/ou itens) ;

2 comentários sobre “O projeto

  1. Adriano Oliveira

    Boa Noite,
    A paz do Senhor!
    Gostaria de saber como faço pra me inscrever no projeto Aguas Vivas, quero ir ao nordeste evangelizar a palavra de Deus.

    Responder
    1. admin

      olá adriano, tudo bem? o PROAV conta com irmãos firmes com Jesus e atuantes na obra dEle e que estejam envolvidos em uma igreja evangélica. O projeto acontece uma vez por ano no mês de janeiro. vamos manter contato para 2017? fale-nos mais sobre você! grande abraço!
      fique com Deus!
      tiago (coordenação PROAV)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *